A Poesia e as Artes Visuais

10.04—30.05.2018

A exposição “A Poesia e as Artes Visuais” inaugura o novo espaço da Galeria Superfície, que passou por uma reforma na sua sede localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, ganhando um segundo andar. Com organização de Gustavo Nóbrega, a mostra reúne um conjunto de obra de artistas de distintas gerações em um recorte panorâmico, que destaca o uso da palavra, sua transformação e até mesmo sua exclusão via associação e codificação.

 

A organização tem como referência o texto do crítico Frederico Morais, ‘A Poesia e as Artes Visuais’, publicado originalmente no jornal Diário de Minas em maio de 1957, e considerado o primeiro texto crítico sobre a obra, ‘A Ave’ de Wlademir Dias-Pino. A mostra apresenta o legado de poetas e artistas de vanguarda, em diálogo com artistas contemporâneos, herdeiros ou sucessores do uso da palavra na imagem.


Artistas:

Alessandro Balteo Yazbeck, Alighiero Boetti, Álvaro de Sá, Angela Detanico e Rafael Lain, Antoni Muntadas, Antonio Dias, Artur Barrio, Betty Leirner, Débora Bolsoni, E. M. de Melo e Castro, Fábio Morais, Falves Silva, Ferreira Gullar, Guga Szabzon, Jorge Macchi, Joseph Beuys, Lenora de Barros, Leonilson, Lygia Clark, Lygia Pape, Manabu Mabe, Márcio Sampaio, Marilá Dardot, Milton Machado, Mira Schendel, Montez Magno, Neide Sá, Pablo Accinelli, Paulo Bruscky, Pedro Escosteguy, Revista Futura (1965), Revista Noigandres (1952), Revista Ponto 1 (1967), Rubens Gerchman, Waldemar Cordeiro, Waltercio Caldas, Willys de Castro, Wlademir Dias-Pino.

 

_
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 17h.