Rosana Paulino - Atlântico Vermelho

16.06—16.07.2016

 

Artista:
Rosana Paulino

A Galeria Superfície tem o prazer de apresentar “Atlântico Vermelho”, exposição individual de Rosana Paulino. A mostra foi concebida a partir da extensa pesquisa desenvolvida pela artista, tanto no âmbito acadêmico quanto no campo das artes visuais, sobre questões sociais, étnicas e de gênero, especialmente acerca da posição do negro e da mulher negra na sociedade brasileira. Para sua exposição na galeria, a artista exibirá um conjunto de desenhos e obras sobre tecido que desafiam as noções tradicionais de história e hierarquia de gêneros artísticos. A artista se apropria de elementos do cotidiano e fazeres historicamente associados ao universo feminino, como a arte têxtil, e os subverte, imputando-lhes elementos de violência que rompem com a noção de docilidade e passividade a eles associados. Estes elementos desvelam a problemática da condição do negro na sociedade atual, reverberam marcas de um passado não resolvido, e se somam ao corpo de trabalho da artista que é, ao mesmo tempo, poético, autobiográfico e social.

Rosana Paulino [São Paulo, 1967] Desde o início de sua carreira Rosana vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição do negro e, principalmente, da mulher negra dentro da sociedade brasileira. A artista possui obras em importantes museus e tem participado ativamente de diversas exposições tanto no Brasil como no exterior.

Em 1998 viaja para Londres com bolsa de estudos do governo brasileiro para especialização em gravura no London Print Studio e atualmente é doutoranda em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi também bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008.